08 maio 2013

Ovos, ovos e mais ovos

Sou mais de salgados do que de doces. O queijo, por exemplo, seja ele qual for, tira-me do sério. Já os doces, contam-se pelos dedos de uma mão os que conseguem a mesma proeza. Mas entre estes estão os famosos ovos moles de Aveiro. Levei tempo a ganhar coragem para os provar, mas quando os provei... Fiquei fã! Curiosamente, tudo o que é doce em Aveiro parece ter a palavra ovo: castanhas de ovos, fios de ovos, lampreia de ovos, trouxas de ovos, para além dos próprios, moles. E o pão-de-ló de Ovar não precisa de ter ovo no nome para se perceber que tem ovos com fartura! Enfim, uma fixação nos derivados desse simpático bicho que é a galinha em terras mais dadas ao peixe, nomeadamente ao da Ria. Mas tenho que confessar que a enguia a mim, é como a lampreia, não me diz nada...



Sem comentários:

Enviar um comentário