18 abril 2013

Terra de bacalhoeiros

De Viana do Castelo também não guardei registo do que comi (tirando um doce muito doce que comi em Vila Nova de Cerveira e do qual não me lembro do nome). Mas subi a Santa Luzia e admirei a vista sobre os famosos estaleiros. De onde imagino que noutros tempos saíam os bacalhoeiros para a Terra Nova e a Gronelândia, para voltarem seis meses depois carregados daquilo que ainda hoje é a base de muitos pratos típicos da região: bacalhau, cozido ou assado, à moda de Viana, em todo o seu esplendor. Típica é também uma coisa que ou se ama ou se odeia (enfim, acho que são mais os que odeiam do que os que amam, mas gostos não se discutem!), a famosa lampreia. Conheço quem, quando abre a época da lampreia, se meta no comboio de manhã bem cedo para voltar só à noite bem tarde. Eu confesso que nunca comi. Nem tenho vontade. Não me perguntem porquê...

Sem comentários:

Enviar um comentário