26 abril 2013

Os melhores pastéis de feijão do mundo!

Descendo do norte para o centro, Viseu. Ou melhor, Mangualde. Para quem não sabe, a cidade onde se encontram os melhores pastéis de feijão do mundo! Não, não estou a exagerar. E não, não imaginem nada parecido com os pastéis de feijão de Torres Vedras. Imaginem antes os pastéis de Belém em versão feijão. Na dúvida, é ver a fotografia abaixo. Não se encontram em mais lado nenhum. Porquê? Porque são uma receita secreta das freiras do Patronato de Mangualde!
Mas se os pastéis de feijão são a primeira coisa de que me lembro quando falo desta região, que dizer de coisas como o queijo da Serra ou o leite creme? Em relação ao primeiro, ainda estou para encontrar queijos da Serra tão bons como o meu bisavô arranjava. E relativamente ao segundo, não há receita que se compare com a da minha avó. Ok, ter raízes na região não ajuda à imparcialidade... Mas o facto é que, para além de terra de gente boa, é mesmo terra de coisas boas! Assim sem mais nada, sem pesquisa na net e coiso e tal, lembro-me logo do rancho à moda de Viseu. Carnes e grão com fartura, num dos pratos mais ricos do país! Aliás, conheço quem o fizesse muito bem. Alguém que partiu hoje e que deixa muita saudade. Sei que ela ia gostar de ler este post. Por isso, a ela o dedico...



Sem comentários:

Enviar um comentário