15 abril 2013

Delfins e Abades

Este restaurante não tenho problemas nenhuns em publicitar à borla! Chama-se Delfim, fica algures em Braga (só não me perguntem onde!) e a fotografia abaixo é o melhor cartão de visita. Petinga frita com arroz de feijão, à discrição. E vinho verde fresquinho, também à discrição. O preço? 5 euros. Não, não estou a gozar... E não foi só o preço e o vinho verde que fizeram com que alguém que não gosta particularmente de sardinhas repetisse a dose. É que eram mesmo boas! De tal forma que me fizeram esquecer todo o tipo de carnes e enchidos que por aquelas terras também se comem.
Já para não falar do famoso pudim Abade de Priscos, receita original de uma figura sui generis, uma das poucas que se lhe conhece. Isto porque, sendo o Padre Manuel Rebelo, Abade na freguesia de Priscos, um mestre na arte da culinária, não deixou registos das suas receitas. Consta que, em resposta a um pedido de colectânea das suas receitas, terá dito qualquer coisa do género: "Da melhor vontade, creia, acederia aos seus desejos, mas obsta um impossível. É o impossível de lhe dar com as receitas os dedos das minhas mãos e o meu paladar. A culinária é uma arte muito bela, mas depende inteiramente do artista que a pratica." (Fonte: abadepriscos.no.sapo.pt/PT/acerca_abade_pt.htm). Pena este senhor ter morrido no século passado aos 96 anos. Estava capaz de voltar a Braga só para o conhecer...



Sem comentários:

Enviar um comentário