26 janeiro 2013

De como hoje se festeja o dia da República na Índia

26 de Janeiro, dia da República da Índia. A constituição da República foi proclamada neste dia em 1950, depois de a 15 de Agosto de 1947 ter sido declarada a independência do Reino Unido, e partida a Índia Britânica em duas, a Índia hindu e o Paquistão muçulmano (uma segunda partição, desta vez do Paquistão, que resultou no também muçulmano Bangladesh, aconteceria mais tarde, em 1971).
Ainda hoje o vasto território que é a Índia, com uma maioria hindu (80% da população), mas cerca de 13% de muçulmanos (mais 2% de cristãos, concentrados no sul, e 2% de sikhs, concentrados no norte), se ressente de uma partição polémica, com conflitos latentes, principalmente no norte do país, entre os quais se destaca o que diz respeito à região de Caxemira.
O estado indiano de Jammu e Caxemira tem uma população maioritariamente muçulmana (cerca de 67% contra 30% de hindus), estando a chamada região de Caxemira dividida entre a Índia, o Paquistão e, mais recentemente, a China. Já para não falar das recentes pretensões independentistas! De facto, algo mais deve haver do que a famosa lã das cabras nativas da região...


Sem comentários:

Enviar um comentário