16 janeiro 2013

Bombaim ou Mumbai?

Bombaim em português, Bombay em inglês. Ambas corruptelas de Mumbai, nome original da cidade, provavelmente com origem no templo à deusa Mumbadevi, um dos mais antigos da ilha, segundo me explicou o pai da minha amiga Priyanka. Há também quem diga que são corruptelas sim, mas da expressão portuguesa Boa Baía, dado que foram os portugueses os primeiros ocidentais a lá chegar. Em tempos de depressão nacional, fiquem com a versão que preferem…
Com cerca de 12 milhões de habitantes (21 milhões na área metropolitana), Mumbai é a capital económica do país. E com um dos maiores portos do mundo, à beira do oceano Índico, a cidade é também a capital mundial do cinema. Mundial sim! Ou não produzisse Bollywood quase o dobro dos filmes produzidos em Hollywood!!!
Apesar do caos, típico de qualquer cidade indiana, da omnipresença dos bairros pobres (conhecidos por slums), os maiores do país e nos quais vivem perto de 9 milhões de pessoas, e dos ainda tão presentes atentados terroristas, ocorridos em Julho de 2011, Mumbai foi a cidade onde me senti mais segura nesta viagem à Índia.
Pela cidade em si, que está hoje muito diferente do que era há 20 anos atrás quando lá fui em viagem a Goa e vi corpos na rua? Ou pelas outras cidades que visitei, Jaipur e Agra, muito menos cosmopolitas, e Nova Deli, nada amigável para as mulheres nos tempos que correm? Vá-se lá saber! Mas voltava para a conhecer melhor…

Sem comentários:

Enviar um comentário