12 janeiro 2013

Chegada

Chegar à Índia, nomeadamente a uma grande cidade indiana, tipo Mumbai (Bombaim, de antigo nome), é uma experiência inolvidável. Até para mim, que já vivi na Ásia e em África, pode ser traumatizante entrar no trânsito indiano. Entre autocarros, carros, motas, autorickshaws (também conhecidos como tuk-tuk), rickshaws, pessoas e animais, nas estradas indianas reina o caos.
Cada um anda na direcção que quer, independentemente dos sentidos. O que quer dizer que é preciso um coração forte quando se olha para os lados, mais até do que quando se olha em frente!!! E todos se metem em qualquer espacinho livre, independentemente das faixas definidas. De facto, se cabem seis veículos numa estrada com três faixas, porque é que lá hão-de estar três em vez de seis???
Por último, e o mais stressante de tudo, todos parecem funcionar a buzina como combustível. Pode parecer inverosímil, mas a sensação que se tem é que sem buzinas, tudo parava. O barulho é ensurdecedor e ao fim de uns minutos mexe-nos com os nervos (os nossos, não os deles!). Daí que sinais como o da fotografia abaixo, mais não sejam do que uma prova da imprevisível Índia…



2 comentários:

  1. Não encontraste o típico sinal a dizer "Please Horn" nas traseiras dos autocarros e camionetas? Isso então é mato... :D

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que voltaste aos diários!!!! Boa :)

    ResponderEliminar