13 janeiro 2013

Casamento

Um casamento indiano, nomeadamente um casamento hindu, também é uma experiência inolvidável. Principal motivo da minha viagem à Índia, o casamento entre dois colegas do MBA em Nottingham, Pravin e Priyanka, fica na minha memória como uma das cerimónias mais giras a que já assisti. Sim, porque um casamento hindu é uma cerimónia a que se assiste. Acontece num palco, para o qual está virada uma plateia. No palco estão os noivos, os oficiantes e demais participantes nos rituais, tipo os pais e irmãos dos noivos. E na plateia estão os convidados, a assistir.
Mas não pensem que os convidados assistem em silêncio! Entre pessoas sentadas e pessoas em pé, toda a gente circula, seja para entrar ou sair, para tirar fotografias, para correr atrás de crianças, para atender telemóveis, etc. Verdade seja dita que a cerimónia dura entre 3 a 4 horas. E tem vários rituais, que se vão sucedendo. Para referir alguns, fios a ligar os noivos, 7 passos por 7 promessas que os noivos fazem, e o momento apoteótico em que os noivos trocam coroas de flores. É nesta altura que os convidados lançam arroz aos noivos, coisa que nos é familiar. Mas para perceber os rituais, o melhor é espreitar o seguinte link:
http://casamentos.sapo.pt/Artigo/Casamento/Cerimonia/1/Casamento-Hindu-904387.aspx
Giro giro é que o momento da comida, seja ela pequeno-almoço ou almoço, não é de todo importante. Acabado o tal momento apoteótico, 1 horita de almoço é suficiente. Sem os noivos, que entretanto foram mudar de roupa. Aliás, a mudança de roupa é uma constante, entre noivos e pais de noivos, numa sucessão de saris cada um mais bonito do que o outro, no caso das mulheres. Voltando ao almoço... E nada cá de lugares sentados, que isso é só para os mais velhos! Ah, e nada de álcool!!! Água fresquinha, que é o que se quer quando a comida é picante!
Depois é cumprimentar os noivos, que entretanto já voltaram, e posar para as fotografias. E ala que se faz tarde! Os homens tiram os turbantes que são obrigados a usar durante a cerimónia e as mulheres levam para casa a pinta na testa. E se forem próximas da noiva, as pinturas de hena que entretanto fizeram nas mãos...





Sem comentários:

Enviar um comentário