07 fevereiro 2013

Jaipur monumental II

Fora da cidade, a principal atracção é o forte Amber (ou Amer, pode dizer-se das duas maneiras). Construído no século XVI, foi desde  então a sede de governo dos marajás. Até a capital se ter mudado para Jaipur e os marajás para o City Palace, em 1727.
Com alguma necessidade de reabilitação, é no entanto um dos edifícios mais impressionantes de Jaipur. Pela localização numa encosta, que se pode subir de elefante (temos turista!!!). Pela vista lá de cima, 360º graus de muralhas, templos, lagos e montanhas. Pelo amarelo estonteante. Pelas salas sem fim. Pelo ambiente labiríntico. Pelo palácio de espelhos. E pelo restaurante, já dos nossos dias, mas ainda digno de um marajá!
Entre o forte Amber e Jaipur há mais dois fortes, ambos do século XVIII. Um, o forte Narhargarh, recomendado pelo Lonely Planet, está em ruínas, mas tem uma vista fabulosa sobre a cidade. O outro, forte Jaigarh, aconselhado pelo guia turístico de que não nos conseguimos livrar (esta é uma história para outro post…), está bem conservado e tem como principal atracção um canhão vitoriano, considerado o maior canhão sobre rodas do mundo.
Por último, o Jal Mahal, um palácio no meio de um lago; tradução literal, o "palácio do lago". Muito bonito, mas infelizmente não visitável. Parece que o estão a reabilitar e que vai abrir ao público brevemente. Se os interessados irão de barco ou de ponte, isso já não sei…


Forte Amber, colina acima 

Forte Amber, outra perspectiva 

Vista do forte Amber

Por entre janelas rendilhadas

Algumas menos bem conservadas

Mas sempre bem rendilhadas

Amarelo estonteante 

E amarelo esbatido 

 Porta de entrada para os palácios

Salas e salas sem fim

 Em ambiente labiríntico

Pormenor do palácio de espelhos

Restaurante digno de marajás e macacos! 

O maior canhão sobre rodas do mundo 

O bem conservado forte Jaigarh 

Vista do forte Jaigarh sobre o forte Amber 

Vista do forte Narhargarh sobre a cidade de Jaipur 

Vista do forte Narhargarh sobre o centro da cidade de Jaipur 

Amarelo estonteante, também no forte Narhargarh 

Jal Mahal

Sem comentários:

Enviar um comentário