05 fevereiro 2013

Jaipur monumental I

Conhecida como cidade rosa devido aos edifícios em tom rosa escuro da cidade velha,  Jaipur é considerada uma das cidades mais "arquitectónicas" da Índia.
O City Palace, no coração da cidade velha, é um complexo de jardins e palácios, cada um mais bonito do que o outro. O pátio interior do palácio principal, com 4 portas que representam as 4 estações do ano, pintadas com motivos vários, entre os quais os pavões e as suas caudas, é de fazer cair o queixo! Diga-se a propósito dos pavões, que embora não destronando o tigre, são um dos animais símbolo da Índia... Voltando ao City Palace, foi construído no século XVIII e foi durante anos a sede de governo dos marajás, sendo ainda hoje a residência oficial da antiga família real.
Ao lado do City Palace está uma das coisas mais curiosas que encontrei na Índia, o Jantar Mantar. Traduzindo à letra, quer dizer "instrumento de cálculo"; mas se traduzirmos livremente, quer dizer qualquer coisa como "abracadabra". É um conjunto de edifícios de observação astronómica, uma espécie de observatório astronómico em versão arquitectónica. E faz parte de um grupo de cinco que  o marajá Jai Singh II mandou construir no século XVIII em várias cidades indianas. O de Jaipur é o maior e melhor conservado, fazendo parte do Património Mundial da UNESCO. Vale a pena ler sobre o assunto aqui: http://whc.unesco.org/en/list/1338. E esperar por um post exclusivamente dedicado ao mesmo...
Ainda na cidade velha, o impressionante Hawa Mahal, um palácio de 5 pisos, mais ou menos piramidais, com fileiras e fileiras de pequenas janelas (953 no total!). Construído no final do século XVIII pelo marajá da altura, o seu objectivo era possibilitar às mulheres da casa real assistir às procissões e à restante vida da cidade. A ideia? Verem sem serem vistas... Pena foi as mulheres modernas de hoje não conseguirem ver bem o palácio, dado que chegaram quase à hora de fecho e foram corridas ao som de apitos. É que até quando se pode estar em silêncio, longe da confusão das ruas, os indianos arranjam forma de fazer barulho! Quem mais é que se ia lembrar de usar apitos para avisar os turistas que os edifícios vão fechar ao público???


Guardas do City Palace

Ou será que os guardas são os pombos?

Pormenor de um dos palácios 

Chandra Mahal, o palácio principal

Pormenor da varanda 

O pátio interior com as 4 portas

 Porta Noroeste, a Primavera

Porta Sudoeste, o Verão

Porta Sudeste, o Inverno

Porta Nordeste, o Outono

Espectáculo de marionetas

Mubarak Mahal, outro dos palácios 

Explicação de um dos edifícios astronómicos, só para abrir o apetite 

O tal Krantivrtta, que a mim me faz lembrar um astrolábio

Fachada do Hawa Mahal 

Vista lá de cima 

Uma das 953 janelas!

Outra fachada, já sem a luz do entardecer

Sem comentários:

Enviar um comentário