17 julho 2009

Nordkapp, dia 3

O terceiro dia no Nordkapp, para além de ter sido marcado pela passagem do Círculo Polar Ártico (com direito a certificado para pôr na parede e tudo!), foi mais baleias e bacalhau. Eu explico.
Baleias numa visita ao 2º maior glaciar da Noruega, Svartisen, onde chegámos depois de uma das viagens de barco mais bonitas que já fiz na vida. Aliás, as fotografias espelham isso mesmo. E espelham em sentido literal. Não vos lembram uma coisa que faziam em pequenos? Uma folha de papel branco dobrada ao meio, uns borrões de tinta numa das metades, ora toca a dobrar o papel ao contrário, ena que giro, imagens simétricas, borboletas artesanais. Fim do momento de nostalgia, voltemos às baleias. Apareceram de surpresa e não se incomodaram com a nossa presença, coisa rara até num passeio de observação de baleias, que não era o caso. Não sei quantas eram, mas eram muitas! Eu diria que um cardume, não fosse o facto das baleias serem mamíferos. O que me leva a pensar que, entre varas e alcateias, nunca me ensinaram na escola como é que se chama a um conjunto de baleias. Falha grave, até porque não consigo encontrar na net…
Quanto ao bacalhau, nas ilhas Lofoten (68º14'08.55''N/14º34'01.03''E). Arquipélago com sete grandes ilhas e uma série delas pequenas, as Lofoten são a capital da pesca do bacalhau. Aliás, mais do que pela beleza natural (que por esta altura já era o pão nosso de cada dia!), a paisagem marca é pelas estruturas de secagem do bacalhau. É espantoso como estas estruturas fazem uma paisagem tão bonita à luz do sol do fim da tarde/início da noite*. Fiquei com muita vontade de lá voltar por mais do que a meia hora de paragem do Nordkapp.

*Início da noite é uma força de expressão, especialmente depois da passagem do Círculo Polar Ártico. É a partir deste ponto que se corre o risco de adormecer com a máquina fotográfica nas mãos à espera do pôr-do-sol… :-)


Terceiro pôr-do-sol a bordo, já não sei a que horas

Sem comentários

Idem, idem

Aspas, aspas

Baleias nos fiordes

As montanhosas ilhas Lofoten

E as estruturas de secagem do bacalhau

2 comentários:

  1. é do norte sim senhor!!!20/7/09 14:29

    E eu quando tive na Suiça onde tirei uma das fotos pintadas mais bonita do mundo, pensei que aquele momento do clic da máquina, tinha sido tão especial e único, difícil de ultrapassar… quando me deparo com estas fotografias pintadas, que impressionam… Fica a dúvida, é da máquina ou do fotografo… no meu caso foi sorte e no teu?
    Perfeitas as fotos… Bom gosto em colocar as coordenadas…
    Bjs… Continua a escrever… vou começar a contar os tostões para ir ver os fiordes….

    ResponderEliminar
  2. Que grandes fotografias!
    Eu já nem faço elogios à fotógrafa, porque já vou conhecendo as suas qualidades fotográficas que são exemplares.
    Tb me lembrei logo desses jogos de simetria que fazíamos com as aguarelas.
    Lindas as paisagens. A convidar á arte e à reflexão.
    Cardumes de baleias! “Puxa”, que bênção!
    Muito muito bonito. Bela Viagem.

    ResponderEliminar