11 julho 2009

Começando por Bergen

Chegar a Bergen (60º23'17.06''N/5º19'54.66''E) pouco depois das onze da noite e ainda ser dia foi o tiro de partida. O sol já se tinha posto, mas ainda havia aquela luminosidade no céu. Mal eu sabia que as noites claras (ou em claro…) ainda estavam para vir, mania de fotografar o pôr-do-sol…
Bergen é a capital dos fiordes e a 2ª maior cidade da Noruega, com cerca de 250 mil habitantes (não se esqueçam que, apesar do extenso território, os noruegueses não chegam a 5 milhões). É uma cidade bonita, com as suas fiadas de casas pelas montanhas acima. O centro percorre-se em poucas horas, de um lado ao outro do porto, e tem como imagem de marca Bryggen, o conjunto de casas de madeira que constitui a zona portuária original, Património Mundial da UNESCO. Aliás, o Bryggens Museum vale uma visita, para perceber a história desta zona, construída e reconstruída após inúmeros incêndios, famosa pelo comércio nos tempos da Liga Hanseática.
Mas giro, giro é o Mercado do Peixe! Peixe para todos os gostos, principalmente arenque e salmão, e refeições baratas (coisa rara na Noruega, como mais tarde percebemos…) em mesas com bancos corridos. E uma miúda simpática a dizer-nos que podíamos fazer o pedido em português, estudante a trabalhar para viajar, boa onda!
Depois de um dia em Bergen, entrada no Nordkapp, um dos barcos da Hurtigruten que faz a viagem pelos fiordes até ao Cabo Norte, de Bergen a Kirkenes, com 34 paragens pelo caminho, a viagem de uma vida. Mas isso já é uma história para outro post…


Fiadas de casas pelas montanhas de Bergen

O centro da cidade em Bryggen

As casas de madeira de Bryggen

À falta de gatos a sério em Bryggen

Peixe para todos os gostos no Mercado do Peixe

Sem comentários:

Enviar um comentário