13 julho 2009

Nordkapp, dia 1

Como primeira experiência de cruzeiro, o Nordkapp não podia ser melhor: sete decks, um salão panorâmico à proa (sempre cheio de velhinhos, impossível arranjar lugar!) e um deck com varanda a toda a volta, ideal para fotografar a deslumbrante paisagem dos fiordes*.
Mas antes de mais, o que é um fiorde? “Um fiorde corresponde a um antigo vale glaciar que, devido à fusão do gelo, foi invadido pelas águas do mar”, in Enciclopédia de Geografia. Por outras palavras, os fiordes são braços de mar entre montanhas, particularmente estreitos e profundos, que permitem a navegação por grandes barcos como o Nordkapp; e, claro, o deslumbramento de quem vai a bordo com a paisagem dos fiordes.
O primeiro dia no Nordkapp foi exactamente uma visita (também em terra) a um dos maiores fiordes da Noruega, com 15 km de extensão, o Geirangerfjorden (62º05'28.96"N/7º03'42.96"E). Escusado será dizer que, seja do barco, seja em terra, de baixo ou de cima, é uma paisagem deslumbrante.
Deslumbrante é também a paisagem do chamado “caminho dos trolls”, caminho a descer (ou a subir, depende da perspectiva) com onze curvas de cortar a respiração, especialmente quando se vai num autocarro daqueles que saem da estrada nas curvas! E o que é um troll, perguntam vocês? Um troll é um ser da mitologia norueguesa (aliás nórdica, mas essencialmente norueguesa), que pode assumir várias formas, a mais comum uma coisa peluda com quatro dedos em cada mão e árvores no nariz, que só aparece de noite porque com a luz do sol se transforma em pedra. Estão a ver os hobbits do Tolkien? Os do livro, não os do filme! :-)

*Aviso: "a deslumbrante paisagem dos fiordes" poderá ser uma expressão repetida até à exaustão.


Primeiro pôr-do-sol a bordo, onze e pouco da noite

Vista desde o Nordkapp

O Nordkapp no Geirangerfjorden

Geirangerfjorden

O caminho dos trolls, com três das curvas à vista

Vista desde o caminho dos trolls

Cuidado, trolls por perto!

Sem comentários:

Enviar um comentário