19 maio 2014

Parque Ambiental do Alambre

Outro segredo bem guardado, desta vez ao sul do Tejo, é o Parque Ambiental do Alambre, em plena Serra da Arrábida. Descobri-o através de uma "saída de campo de fotografia de aves" na qual me inscrevi. Juntar a arte da fotografia à arte de observar aves pareceu-me irresistível...
Mal eu sabia que a coisa era mesmo profissional. E que a minha máquina com teleobjectiva (que normalmente faz furor...) ia parecer uma formiguinha. Era vê-los de mochilas imensas, com várias máquinas e teleobjectivas tipo canhões, já para não falar dos tripés e monopés!
E mal eu sabia que, para além das dicas teóricas sobre fotografia, ia haver dicas práticas sobre como atrair a passarada. Escolher uma clareira; fazer uma estrutura de troncos e umas poças de água; pendurar alimentadores com sementes várias; e, last but not least, barrar aqui e ali manteiga de amendoim! Depois é montar os abrigos, camuflados, e dar uso ao "saquinho de paciência" que ia na lista das coisas a levar.
Foi muito giro. Mas o mais engraçado foi mesmo que não apareceu um único pássaro! Quer dizer, demos um passeio no parque e vimos imensos pássaros. Mas nas "armadilhas", nem um poisou! Horas perdidas nos abrigos, com pouco espaço e muito calor, em silêncio ou em sussurro. E nem uma daquelas encantadoras figurinhas se aventurou em prol dum bocado de manteiga de amendoim...


O material

Os abrigos

Assusta qualquer um!

Não admira que só tenha aparecido este...

Sem comentários:

Enviar um comentário