05 agosto 2009

Uma interrupção no norte da Europa para um salto ao norte de Portugal

Como é que é possível chegar aos 35 anos sem ter ido ao Gerês? Não é, cheguei umas horas antes de os fazer! E como a ocasião era de comemoração, porque não percorrer as estreitas estradas do Gerês de auto-caravana? Não lancem já as mãos à cabeça! Descobri em mim uma costela de camionista que só quem já me viu sorrir ao volante do meu Discovery podia adivinhar…
Moral da história, correu tudo às mil maravilhas: a condução da auto-caravana, a experiência de campismo (estou fã, eu sempre disse que devia ter ido para os escuteiros…), as voltas pelo Gerês (faltou a coragem na altura de “refrescar as ideias” na Portela do Homem, compensada em águas menos frias da Barragem de Vilarinho das Furnas), a comida e a bebida (alheiras à séria e postas barrosãs, entre vinhos de várias cores…) e, claro, a companhia. Quem tem amigos que fazem 400 quilómetros para passar os anos connosco, de auto-caravana ou de carro, tem tudo… Fim do momento de lamechice.
A registar: o Parque de Campismo de Cerdeira, aparentemente dos melhores que temos em Portugal; a vila do Gerês, uma boa surpresa no âmbito das vilas termais; e a posta barrosã na Pensão Fernandes (ao fundo da rua das termas), juntamente com a simpatia com que nos receberam às três da tarde para almoçar. E, como não podia deixar de ser, os famosos garranos, que nos apareceram na estrada várias vezes. Fizeram-me lembrar os antílopes no Kruger Park, à primeira é uma festa, à segunda ainda se pega na máquina fotográfica, à terceira já é mais “cavalos outra vez?”. Lobos, nem vê-los. Só lobitos… :-)

PS: Depois dos dias no Gerês, seguiram-se uns dias na Praia Grande. E para quem lá passa férias e fins-de-semana há já uns anos foi giro (re)descobrir coisas como a Praia da Ursa e as Bolas de Berlim. A Praia da Ursa, com os acessos para profissionais da escalada, não é para repetir tão cedo (mas haverá algum músculo do corpo que não me doa???). Já as Bolas de Berlim…


Aí está ela! Daqui um grande obrigada aos pais Mesquita!

A única parte do corpo "molhável" nas águas da Portela do Homem

Um edifício ainda não reabilitado na vila do Gerês

Garranos e garranitos à beira da estrada

Falta-lhe um "do", mas a ideia está lá. E não podia estar mais certa...

2 comentários:

  1. E que tal uma foto a essa "Instituição" que é a Bola de Berlim...com creme ou sem creme!
    Bjs

    MC

    ResponderEliminar
  2. Foi mesmo uma boa aventura... com o patrocínio inestimável dos pais Mesquita, é certo; com algumas das vistas mais bonitas de Portugal, certo é também; mas, acima de tudo, com uma excelente companhia! Para quando a próxima?! ;)

    ResponderEliminar