29 agosto 2009

E Copenhaga?

Copenhaga (55º40'34.66''N/12º34'05.22''E) é uma grande cidade! Daquelas que conseguem a proeza de ter como símbolo um parque de diversões que tem tudo menos um ar decadente, o grande Tivoli (a propósito, há quanto tempo está o espaço da não saudosa Feira Popular à espera que se faça alguma coisa com ele, o que quer que seja?). Para não falar do outro símbolo, a Pequena Sereia. Que, como o nome indica, é pequena. E inatingível. Porquê? Porque todos os turistas da cidade (que devem ser uns bons milhares por dia) querem uma foto ao lado dela. Por isso, se pensavam que aquela foto ali em cima à direita era da Pequena Sereia é porque ainda não me conhecem... Fora de brincadeiras, a Pequena Sereia é uma criação de outro símbolo, este de âmbito nacional, o escritor Hans Christian Andersen (lembram-se de "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A princesa e a ervilha"?). E não é de todo inatingível: foi vítima de vandalismo por duas vezes. Como é que alguém se lembra de cortar a cabeça a uma estátua? Duas vezes???
Voltando ao que interessa, secção "a não perder": o passeio de barco pelos canais, para ver a nova ópera e não só; Nyhavn (Porto Novo), o bairro dos bares, do mais fotogénico que tenho visto; a torre redonda e a sua espectacular rampa, especialmente se a subirmos sabendo que por ela subiram os czares da Rússia Pedro O Grande e Catarina, a cavalo ele e em carroça ela; a Praça da Câmara Municipal, o Castelo da Família Real e o Palácio da Antiga Bolsa, entre muitas outras praças, muitos outros castelos e muitos outros palácios. Isto para não falar de tudo aquilo que não tive tempo de ver, nomeadamente tudo aquilo que faz de Copenhaga a capital do design...
Por último, a Dinamarca é mais uma monarquia/democracia orgulhosa da sua família real. E com razão, segundo a história que se conta do Rei Christian X, avô de Margrethe II, a actual Rainha. Consta que durante a 2ª Guerra Mundial, quando os alemães que ocupavam a Dinamarca ordenaram o uso da estrela de David aos judeus, Christian X terá saído à rua com a estrela colocada. Mas consta mal, porque os alemães nunca ordenaram o uso da estrela de David na Dinamarca. No entanto, como não há fumo sem fogo, parece que Christian X terá dito, isso sim, que se os alemães ordenassem o uso da estrela de David aos judeus da Dinamarca, "perhaps then we should all wear it". Nada como confirmar na Wikipédia!!!


A verdadeira Pequena Sereia

Um dos canais

A nova ópera

Um cisne no canal

O colorido Nyhavn

E a torre redonda

Sem comentários:

Enviar um comentário