27 dezembro 2008

Idanha-a-Velha, longe vão os tempos da prosperidade romana

À chegada a Idanha-a-Velha ninguém diria que ali esteve Egitânia, uma das mais prósperas cidades do Império Romano na Península Ibérica, em posição privilegiada entre Mérida e Braga. Uma volta de carro num perímetro de pouco mais de um quilómetro, um velhote e um cão, duas velhotas, um gato, outro gato. Não posso crer, Idanha-a-Velha é só isto? Está-se mesmo a ver que não…
Mas também não é muito mais. É uma daquelas aldeias históricas sem vida própria, com poucos habitantes, tipo Sortelha. Embora Sortelha esteja mais explorada turisticamente. Idanha-a-Velha parece ter começado mais tarde. As infra-estruturas turísticas são tão novas que algumas ainda nem funcionam, como é o caso das instalações da YDreams. YDreams, em Idanha-a-Velha? Verdade! É quando se sai do carro e se começa a caminhar que Idanha-a-Velha nos começa a surpreender…
Pela principal igreja, a Sé Catedral, ao que tudo indica a primeira catedral visigótica na Península Ibérica. Aliás, depois de se entrar percebe-se que a raiz não é católica; apesar de todas as reconstruções, o centro não é o altar no topo, mas sim o nicho lateral onde estão os frescos. Pelas muralhas do castelo, com umas portas em arco dignas de registo, parece que obra dos mouros. Pela torre de menagem, construída pela Ordem dos Templários, onde demos com um pátio cheio de roupa estendida. Pelo lagar de azeite, testemunho de tempos mais recentes, alvo de uma recuperação que valeu a pena.
E, claro, por todos os vestígios romanos, desde a pequena ponte à grande colecção de lápides. É esta colecção de lápides (Museu Epigráfico) que tem como suporte as instalações da YDreams, que nos põem a fugir de um lagarto enorme à entrada e a fazer movimentos de mãos para seguir a história das várias lápides. Muito giro, parabéns à YDreams e, principalmente, a quem se lembrou de pôr uma das empresas portuguesas de maior sucesso a trabalhar para revitalizar o nosso turismo.


Praça do Pelourinho

Onde é que o correio não chega?

A YDreams entre muralhas romanas e arcos mouros

2 comentários:

  1. Só é pena quase tudo já estar avariado.

    ResponderEliminar
  2. E o post sobre Monsanto?
    Não te desculpo não fazeres uma referência, minima que seja, a Medelim.
    RG

    ResponderEliminar