29 junho 2008

Peste

Na outra margem, Peste. Onde tudo acontece. Onde estão os monumentos mais recentes, as grandes praças e as avenidas largas, o trânsito, as lojas, as pessoas, os cães (Budapeste é uma cidade de cães, ao contrário de tantas outras cidades de gatos, como Istambul ou Roma). A não perder: o Parlamento Húngaro, onde não se consegue entrar, tais as filas à porta (e Junho não é época alta!); a Basílica de Santo Estevão, onde se pode ver a mão mumificada do dito (nada comparado com a nossa Capela dos Ossos!); a Grande Sinagoga, a maior da Europa; e o Bairro Judaico, bastante degradado. A propósito de judeus, os húngaros colaboraram com os nazis, tendo denunciado e enviado para campos de concentração um número considerável de judeus no espaço de duas semanas. Ao que parece, e ao contrário dos alemães, ainda não se reconciliaram com esse período negro da sua história...
Mas voltando a Peste, a não perder também a Váci Utca, a Rua Augusta budapestina. E, sobretudo, a não perder o Mercado Central onde ela desemboca. Linhos e casacos de lã, paprika (muita paprika, doce, picante, para todos os gostos!) e tokaji (lê-se tókai), um vinho tipicamente húngaro, licoroso, feito através da adição de uvas podres (soa mal, mas sabe bem!). E jogos, muitos jogos. Sabiam que o Rubik era húngaro? Rubik??? Vá lá, a sério que não vos diz nada? Então, geração de 70? O Rubik foi o criador do cubo mágico!!! Escusado será dizer que comprei um. Onde raio terá ido parar o meu? Só encontro os estrumpfes...
Curiosidade: Budapeste foi a primeira cidade da Europa Continental (ou seja, a primeira depois de Londres) a ter metro. E algumas estações, as primeiras, ainda hoje se mantêm como há cerca de 100 anos atrás, verdadeiramente liliputianas!


Vista sobre Peste

Pormenor do Bairro Judaico

Tocador de "copos" na Váci Utca

Casacos de lã à venda

3 comentários:

  1. Hello to Portugal :)
    You have wonderful blog, nice fotos, just sorry i cant understand. Anyza.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/7/08 01:07

    Já tens fans aquém e além tejo, é o que é! Outra coisa não seria de esperar! Resta saber quantos terão a perspicácia de te chamar... como era?... Jujana!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/7/08 11:54

    Deixa lá o cubo...Ainda bem que tens os estrumpfes! Boas lembranças, ao pé de uma árvore, à sombra. E não era em Budapeste ;-)

    Marcos

    ResponderEliminar