26 abril 2007

Viagens fora do prazo: Beiras

Outra das viagens que ficou pelo caminho foi por alturas do Carnaval, rumo às aldeias históricas. Caso não saibam, o roteiro das aldeias históricas anda ali pelas Beiras e mete 12 aldeias: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piodão, Sortelha e Trancoso. Umas mais conhecidas do que outras, mas todas do tempo em que o D. Afonso Henriques ainda andava a “fazer” Portugal. Aproveitando as origens da mãe (da minha, não da do D. Afonso Henriques!) e uma casa perto de Mangualde, aí fui eu, bem acompanhada como de costume, a caminho de três destas aldeias. Não é que não desse para fazer mais, dava, a ideia até era fazer seis, mas a viagem começou com um furo em Vila Franca de Xira e, consequentemente, com a tomada de consciência de que o programa não ia ser cumprido. Assim, ficaram vistas Belmonte, Sortelha e Linhares da Beira.
Belmonte não é propriamente uma aldeia, tem aliás uma “cintura residencial” bastante grande, mas o centro histórico lá está, entre estátuas do Pedro Álvares Cabral e sinagogas ainda operacionais. Já Sortelha é um mimo, uma aldeia entre muralhas que ganha uma cor especial ao fim da tarde. Mas, não há bela sem senão, parece que está ali só para turista ver. Quer dizer, não tem “cintura residencial”, mas também não tem vida própria. Uma mistura destas duas é Linhares da Beira, aldeia não tão bonita como Sortelha mas na qual vive gente (crianças!), tal como em Belmonte; e que tem uma calçada romana que, embora não seja fácil de encontrar, vale a pena procurar.
Opiniões pessoais à parte, valem todas a visita. E nunca, mas nunca, deixem de ir à Carrapichana se andarem por aqueles lados! Porquê? Porque tem um dos melhores restaurantes do país, o Escorropicha’Ana! Não vou falar dos queijos e dos enchidos, das migas de bacalhau na telha e das costeletas de veado com couve, nem sequer das sobremesas, vou só dizer a quem não sabe, que escorropichar, segundo o dicionário, é beber até à última gota...


Belmonte

Sortelha

Linhares da Beira

Vista da Serra da Estrela

Sem comentários:

Enviar um comentário