05 novembro 2013

Vulcão Arenal

A primeira etapa na minha viagem à Costa Rica foi La Fortuna, a cidade mais próxima do vulcão Arenal, o vulcão mais activo do país e consta que um dos dez mais activos do mundo. Quer dizer, ainda não perdeu estes títulos, mas está adormecido desde 2010. Para infelicidade minha, que tinha ouvido descrições do espectáculo tipo "fogo de artifício" que proporcionava à noite. Paguei bilhete e não vi nada...
No entanto, quando entrou em actividade em 1968, o vulcão Arenal surpreendeu tudo e todos, destruindo as vilas mais próximas e matando cerca de 90 pessoas. Tornou-se depois uma das principais atracções turísticas do país, com visitas guiadas ao próprio vulcão, refreadas após a morte de uma turista e de um guia no ano 2000. Dados que encontrei no pequeno museu do Arenal Observatory Lodge, visita que recomendo vivamente, mesmo que não fiquem no hotel.
Actualmente, podem-se fazer inúmeras coisas na zona, desde caminhadas na base do vulcão ao famoso canopy (a actividade radical costa-ricense por excelência, assunto para outro post!), passando pelas pontes suspensas à Indiana Jones. Confesso que com a minha recente tendência para a vertigem, me custou um pouco passar a primeira ponte. Aquilo abana por todo o lado... Mas foi só a primeira! Até porque entretanto começou a chover torrencialmente, de tal forma que o resto do percurso foi feito a correr, incluindo as pontes que faltavam!!!


A primeira visão do vulcão Arenal 

E a vista do meu quarto de hotel 

Entre nuvens e vegetação

Adormecido, mas nem tanto... 

O vulcão Arenal em todo o seu esplendor

O lago Arenal

Caminhos perigosos

 Caminhos de lava

Vegetação de lava 

Ponte suspensa

E respectiva vista. Estonteante, e não pelas vertigens... 

Ponte suspensa, versão rústica

Sem comentários:

Enviar um comentário