30 setembro 2008

Fromage em Lyon

Pois é, Lyon. O género de sítio onde eu nunca me lembraria de ir. Mas ainda bem que fui. Gostei! E vim de lá com vontade de por lá ficar. A aprender francês ou pura e simplesmente a passear-me de bicicleta com uma baguette debaixo do braço. Porquê? Porque Lyon é uma cidade simpática. É verdade, eu que nunca tive grande empatia nem com os franceses nem com França em geral, achei Lyon uma cidade simpática.
Simpática porque bonita. Simpática porque luminosa. Simpática porque tranquila. Simpática porque tem bibicletas por todo o lado. Simpática porque por lá se come muito bem. Simpática porque é a capital da região do famoso Beujolais.
Verdade seja dita que do famoso Beaujolais não provei nem pinga. A época dele é a partir da terceira semana de Novembro, logo fui adiantada. Mas provei outros vinhos. Acompanhados de queijos (fromage, desta palavra francesa nunca eu me esqueço!). Valeram-me os passeios de bicicleta, para abater as calorias. Um sistema inovador (consta que já a ser implementado noutras cidades de França) permite que se apanhe uma bicicleta numa ponta da cidade para a deixar em qualquer outro ponto da cidade. Embora, há que dizê-lo com frontalidade, seja preciso tirar 3 licenciaturas, 2 mestrados e 1 doutoramento para perceber o tal sistema...

Cenas dos próximos capítulos em posts que se querem mais frequentes... :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário